Banda formada em 2005 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Tocando músicas próprias e clássicos do outlaw country do século passado é formada atualmente por:
Rafael Dias Sieber - Vocal e violão de nylon
Bruno 'Pavio' Pinella - Double Bass
Antonio Castro Campos Neto - Guitarra e backing vocal
Banda formada na Rua Farani em Botafogo, por Luis Américo Magalhães (The Crunch, Stripclub) e Rafael Sieber. O nome foi dado em homenagem à um famoso cigarro de palha. "Velho Jou".
Tocando um pouco de Cash e muito de Hank Williams III, a banda começou a compor músicas próprias como, "Won't Drink Anymore" e "Shotgun" e logo já marcava seu primeiro show, em dezembro de 2005, no (já fechado) bar Saloon 79
Para o primeiro show, houve a necessidade de crescer a banda, chamando Bruno 'Pavio' (atualmente Rats, DDB, Os Carburadores) para tocar o baixo elétrico e Della Motta (Hitlist, DeFalla) completando na bateria.
Os dois já vinham entrosados da Banda "Hitlist", onde tocavam juntos. Com a diferença que Della Motta era vocalista e guitarrista.
Com poucos ensaios já foi o suficiente para o entrosamento da banda e logo começaram os shows.
A banda foi parando de fazer shows, e ficou em um hiato de alguns anos até a entrada de Tony Rocker (General Billy), fazendo a guitarra base na banda, onde nesse período a banda fez mais alguns shows em festivais de Rockabilly, sendo a Era mais pesada da banda, com guitarras distorcidas e músicas rápidas.
Foram alguns show na Lapa, Saloon 79 e Audio Rebel.
Após outro hiato, a banda volta a tocar por volta de 2009/10 com os membros originais.
Marcam um "show de despedida", na Drinkeria Maldita (de Copacabana), onde Della Motta acabou não conseguindo ir e Luiz tocou a bateria.
Esse seria o último show da banda por alguns anos.
Pavio continuou com seus 1000 projetos, enquanto Luiz e Rafael, montaram uma outra banda (agora com Rafael no baixo, Luiz no banjo, e Dennis (Expresso Blues, Carícia Cruel) no violão e vocal. O Dirty Devil Band, banda de músicas próprias em um tom mais soturno que o Velho Jou.
Com a mudança de cidade de Rafael, o mesmo saiu do DDB, dando lugar para outros baixistas entrarem, até que hoje, quem está no baixo é o próprio Bruno 'Pavio'.
Luiz se mudou para Londres, UK (onde tem o projeto HOBO LOU) e foi substituído no Dirty Devil Band também.
Com a volta para Rio, durante a pandemia, Rafael, Bruno e Luiz começam a um processo de gravar músicas do Velho Jou que nunca tinham sido gravadas para ter de recordação.
Durante o processo dessa gravação, a banda é reformada, agora com Rafael no violão de nylon, Pavio de volta no baixo, e agora com Antonio Neto na guitarra. (Antonio chegou a ensaiar com o Velho Jou antes do primeiro hiato da banda como baterista)
Com uma pegada mais Hank Williams, prontos para fazer muito country por onde passar, o Velho Jou continua compondo e tocando músicas por aí.
Parece realmente que o Velho Jou não gosta de ficar muito tempo parado.